Logotipo simoes_pires
Foto Imobiliário – Retrospectiva de 2024 e perspectivas para o ano de 2025
Header Grafismo

Publicações

Imobiliário – Retrospectiva de 2024 e perspectivas para o ano de 2025

14/01/2025 - Artigo

Foto Imobiliário – Retrospectiva de 2024 e perspectivas para o ano de 2025

O ano de 2024 foi marcado por fatos relevantes para o setor imobiliário. Abaixo, destacamos os principais eventos que causaram impacto no mercado.

1. Sustentabilidade: A busca por imóveis sustentáveis e eficientes em termos energéticos foi tendência no ano de 2024, prometendo expansão para 2025. Isso incluiu o uso de tecnologias verdes e materiais sustentáveis na construção.

2. Data Centers: Segmento de ativo imobiliário queridinho da vez, representou parte significativa dos investimentos realizados no país, notadamente estrangeiro, prometendo manter-se ativo nos próximos anos.

3. Digitalização: A transformação digital no setor imobiliário, com o uso de plataformas online para compra, venda e aluguel de imóveis, além de visitas virtuais e realidade aumentada tornou-se uma constante.

4. Demanda por Espaços Flexíveis: A mudança nos padrões de trabalho, advindas da pandemia de 2020, marcou o ano de 2024 por uma demanda crescente por imóveis que ofereçam flexibilidade, como espaços de co-working e co-living.

O ano de 2025 promete ser complexo e desafiador para o setor, de acordo com discussões mantidas entre desenvolvedores e investidores de ativos imobiliários.

Observa-se que o mercado se mantém resiliente, mas adota uma postura cautelosa frente às altas taxas de juros, mudanças regulatórias e a volatilidade da economia global, fatores que ainda impactam a atratividade do Brasil para investimentos estrangeiros. Alternativa a este cenário é a adoção de investimentos de longo prazo.

Nesse contexto, vemos as seguintes oportunidades:

1. Data Centers: Assunto tão comentado em 2024, continuará em voga em 2025. Isso porque, a perspectiva da estabilidade e da baixa volatilidade associadas aos data centers, tem atraído a atenção de investidores com visão de longo prazo. Um fator determinante para este interesse, são os contratos de longa duração típicos deste setor, que proporcionam previsibilidade de receitas. A estratégia predominante entre estes investidores envolve não apenas o desenvolvimento, mas também a manutenção da propriedade dos ativos imobiliários associados aos data centers.

2. Integração de Tecnologia: A incorporação de tecnologia aos imóveis, bem como aos métodos construtivos (automação residencial, novas práticas de gerenciamento de obra, racionalização e produtividade dos canteiros de obras) vem se solidificando como diferencial importante no mercado. Portanto, àqueles que ainda não voltaram seus olhares para a Indústria 4.0, 2025 requererá essa atenção, pois o desenvolvimento, bem como o resultado financeiro dos empreendimentos imobiliários, está intimamente atrelado a essas tecnologias.

3. Economia e Taxas de Juros: As condições econômicas gerais, incluindo taxas de juros e inflação, vem influenciando diretamente no mercado imobiliário, há muitos meses. A expectativa para 2025 é de manutenção dessas condições, o que continuará a impactar significativamente as decisões de compras e investimentos em ativos imobiliários.

4. Mitigação de Riscos: Por fim, estratégias para mitigar riscos legais e financeiros em transações imobiliárias, muito embora tenham sido citadas neste último tópico, continuam no topo da lista, incluindo a “velha e boa” due diligence imobiliária, assim como avaliações de compliance.

 

Veja também: Qual o impacto da reforma tributária no e-commerce brasileiro?

 

 

 

 

VOLTAR

Publicações relacionadas

VER TODAS
Foto Alta dos juros eleva custo do passivo judicial provisionado e põe Legal Finance sob pressão
Grafismo Header Home

Alta dos juros eleva custo do passivo judicial provisionado e põe Legal Finance sob pressão

01/01/1970 - Artigo

Foto Marco legal das eólicas offshore
Grafismo Header Home

Marco legal das eólicas offshore

01/01/1970 - Artigo

Foto Global Trade – Retrospectiva de 2024 e perspectivas para o ano de 2025
Grafismo Header Home

Global Trade – Retrospectiva de 2024 e perspectivas para o ano de 2025

01/01/1970 - Artigo